Adtech: o que é e como funciona?

Gian Scarpelli
Gian Scarpelli | 18 agosto, 2023

Atualmente, está muito em pauta o termo “adtech” como um serviço de agências e startups para seus clientes. Por isso, trouxemos um apanhado de informações essenciais para você entender a definição desse termo tão usado hoje.

 

Conceito do termo adtech

Todos nós já ouvimos falar de outras empresas do segmento de tecnologia, como as fintechs (sistemas financeiros), foodtechs (sistemas de alimentos) e edtechs (sistemas de educação). Porém, ainda faltam referências sobre o assunto quando o tema é adtech.

 

Primeiramente, é preciso entender o significado da palavra. Ela é a junção de dois termos: advertising (anúncio) e technology (tecnologia), ou seja, são soluções automatizadas para o gerenciamento e administração de anúncios e mídias pagas.

 

Como uma adtech atua no mercado?

Com as evoluções anuais das ferramentas do marketing digital, as segmentações são muito mais concretas do que em tempos atrás, fazendo com que as marcas consigam alcançar muito mais seus objetivos. 

 

As adtechs empregam diversas abordagens para alcançar o sucesso em suas campanhas. Um exemplo é a estratégia de parceria, onde ocorre uma colaboração entre o anunciante e a plataforma que disponibiliza o espaço publicitário. Além disso, existe a prática de intercâmbio de anúncios, em que empresas oferecem espaços para anunciar em troca da oportunidade de veicular seus próprios anúncios.

 

E quais seriam os principais benefícios de se trabalhar com uma adtech?

Abaixo, listamos os 3 principais benefícios:

 

1) Segmentação precisa

As adtechs oferecem ferramentas avançadas de segmentação que permitem direcionar campanhas de marketing de forma altamente precisa. Isso garante que os anúncios sejam entregues ao público certo, aumentando a relevância e a eficácia das mensagens.

 

2) Otimização em tempo real

As adtechs geralmente empregam algoritmos e análises em tempo real para otimizar o desempenho das campanhas. Isso significa que os anúncios podem ser ajustados instantaneamente com base no comportamento e na resposta dos usuários, maximizando os resultados.

 

3) Mensuração e análises detalhadas

Uma das maiores vantagens das adtechs é a capacidade de medir o impacto das campanhas de forma detalhada. Métricas como cliques, conversões e engajamento podem ser rastreadas, permitindo uma análise precisa do retorno sobre o investimento e a possibilidade de ajustes estratégicos para melhorar os resultados futuros.

 

E onde a Inflr entra nessa história?

Fundada em 2019 pelos sócios Bruno Niro, Thiago Cavalcante e Tiago Brandão, a Inflr é uma adtech de marketing de influência inteligente, pioneira em ações com influenciadores digitais.

 

Ela tem como objetivo conectar marcas com influenciadores, permitindo que elas se comuniquem com até 100% da base dos seguidores de cada influencer, além de utilizar estratégias de multissegmentação e remarketing com as negociações sendo feitas via CPM.

 

Por fim, a Inflr consegue levar o storytelling do influenciador de um ponto a outro por meio das multiplataformas em todos os ambientes digitais através da sua tática de crossmedia, impactando e engajando toda a audiência em uma campanha 360º.

 

Conclusão

Em resumo, é muito importante investir em uma adtech para suas campanhas, pois ela permite um alcance muito rápido do público-alvo, além de aumentar a presença da marca no mindset das pessoas e veicular campanhas publicitárias otimizadas.

Mais conteúdo